O Caminho das Artes vai à escola! Hoje tive o prazer especial de conversar com as crianças e professores do Colégio Clara Suiter, que fica na região de Interlagos, em São Paulo. A escola fica em um bairro residencial, em um grande casarão rodeado por jardins. Fiquei feliz em saber que a equipe da escola tem uma grande preocupação com o meio ambiente. Eles têm uma linda horta muito bem cuidada, e também alguns bichinhos, como um coelhinho de verdade!
Fiz duas apresentações sobre o livro “Arquitetura – a arte de criar espaços”. As crianças viram vários slides e conversamos sobre construções artesanais e arquitetura sustentável. Este tipo de arquitetura usa materiais reciclados na construção. Painéis solares são usados para produzir energia, e sistemas de isolamento térmico são utilizados para que os moradores nunca precisem nem de ar condicionado (no calor) e nem de aquecimento (no frio). As crianças estavam muito interessadas e fizeram ótimas perguntas!
Também conversamos sobre o que é necessário para se fazer um projeto do começo ao fim: começando pela idéia, passando pela pesquisa… depois combinando as idéias com o que se aprendeu na pesquisa… e o arquiteto então faz desenhos que são chamados de croquis ou esboços, que depois viram um projeto de verdade, com medidas e anotações importantes – para depois tudo isso virar realidade.
Descobrimos também que para levar um projeto a cabo é preciso muita PERSISTÊNCIA – ou seja, a gente não pode desisitir de um projeto legal e deixar mal acabado não é? Quando começamos um projeto legal, é preciso ter persistência para ir até o fim, e realizar nossa idéia da melhor maneira possível. As crianças do Clara Suiter são muito inteligentes e espertas, e fizeram perguntas e observações muito boas!
Que visita proveitosa! Agradeço de coração à equipe do Colégio Clara Suiter pela recepção calorosa e amiga, pela ótima comida na hora do almoço, feita lá mesmo! Fui muito bem recebida pelas professoras, diretora, bibliotecária, enfim, por toda a equipe. E adorei conversar com as crianças e perceber como elas se interessam pela Arquitetura! Espero um dia poder voltar novamente para rever a todos e trocar idéias interessantes sobre as artes!