No dia 8 de Junho, a Saraiva me levou para Campinas, para passar o dia com as crianças do Liceu Salesiano. A visita foi muito bacana. O Liceu Salesiano de Campinas é um colégio enorme, com uma super infra estrutura, que inclui bibliotecas, ginásio poliesportivo, laboratórios e um belo auditório.
A história do Liceu também é interessante. O Colégio foi fundado em 1897, por Maria Umbelina Alves Couto e Dom João Batista Correia Néri, que mais tarde se tornou o primeiro bispo de Campinas. Ambos juntaram esforços para criar uma instituição que pudesse abrigar os órfãos das epidemias de febre amarela que assolaram a cidade de Campinas no final do século XIX. O lindo prédio, com belas janelas, arcos e colunas, foi construído em terras doadas pelos Barões Geraldo de Resende e por Francisco e Amélia Bueno de Miranda. Quando a gente anda pelo Liceu, a gente sente que está em um lugar especial, com uma longa história, e bela arquitetura.
A visita ao Liceu Salesiano durou um dia inteiro. Conversei com muitas crianças, e fiz várias apresentações em que falei sobre a arte da Arquitetura. Foi incrível perceber que a Arquitetura, que a princípio parece ser um tema distante do universo das crianças, na verdade é muito próximo da experiência de vida delas. E é um terreno fértil, que gerou muitos papos interessantes, de uma riqueza muito grande para a meninada. A mágica começa quando as crianças percebem que elas também são arquitetas – afinal, vivem construindo com legos, blocos de madeira, cortinas e almofadas, ou fazendo castelos de areia na praia. Esta descoberta acendeu a curiosidade de todos e logo vi como os olhos brilhavam! E começamos uma conversa maravilhosa sobre a arquitetura de vários lugares do mundo. As crianças participaram com perguntas muito boas e uma energia incrível! As professoras do Liceu também foram muito bacanas. Que visita legal! Espero poder voltar um dia para visitar novamente essa escola que me recebeu tão calorosamente.
Obrigada Liceu De Campinas!