Para Escolas

O Caminho das Artes vai às Escolas!

Os livros da coleção “No Caminho das Artes” são uma excelente fonte de conteúdo para a sala de aula. Eles podem ser usados em aulas de artes ou de comunicação e expressão, mas também podem ser uma alternativa leve e interessante para trabalhar outros temas, como história, estudos sociais e até mesmo ciências. Os livros da coleção mesclam diferentes áreas do conhecimento na narrativa, criando possibilidades inovadoras para projetos interdisciplinares que todas as crianças vão adorar!

Para completar o trabalho da sala de aula, a autora se disponibiliza para um encontro com as crianças, mediante adoção do livro. Este encontro pode ser através de email, Skype ou até mesmo uma visita à escola, dependendo da data e local. Aqui vão algumas dicas para trabalhar o livro na sala de aula:

PREPARE-SE

Contate o representante da Saraiva na sua área para adotar o livro na sua classe

FALE COM A AUTORA

Depois de feita a adoção do livro, contate a autora através do email raquel@raquelcoelho.com

Conte sobre o trabalho que está sendo feito na sala de aula, e combine com a autora uma forma de contato com os alunos.Para contato via Skype ou via webchat a escola deverá dispor de acesso a internet na sala de aula ou auditório da escola; caso isso não seja possível o contato das crianças com a autora deverá ser feito através de email, sempre mediado pelo professor. A autora poderá visitar escolas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, e Florianópolis. Caso a escola seja em uma das cidades acima, a visita deve ser organizada com bastante atencedência – a disponibilidade da autora vai depender das datas e locais. Para escolas em outras cidades o contato com a autora pderá ser feito via internet, Skype ou email.

O LIVRO NA SALA DE AULA

As crianças devem ler o livro primeiro e depois pôr mãos à obra – fazendo uma pesquisa, realizando um dos
projetos propostos no caderno de atividades do livro, ou através de um projeto concebido pelo próprio professor. Organizar a sala em grupos é uma boa idéia! Marque a data de finalização do projeto, e combine com a autora como será a visita à sala de aula: virtual (através da internet, email, ou skype) ou pessoal (visitas são limitadas).

Os trabalhos das crianças serão “postados” aqui no site http://www.caminhodasartes.com

Aqui vão algumas sugestões:

ARTES OU COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Organize a turma em grupos; cada grupo poderá fazer um dos projetos propostos no caderno de atividades. Como alternativa, cada grupo poderá trabalhar com um dos livros da coleção, assim haverá uma grande variedade de temas. Depois de fazer os projetos, tire fotos, e peça para cada grupo escrever algo sobre a realização do projeto e o que aprendeu com ele. Mande este material (fotos e cartas das crianças) para a autora via email. Depois de alguns dias sua classe receberá uma resposta escrita pela autora via email, comentando sobre cada projeto. Os trabalhos das crianças serão “postados” no blog da autora: http://www.caminhodasartes.com

HISTÓRIA
Todos os livros contém referências históricas, pequenos retratos de épocas diferentes, que podem ser utilizados como ponto de partida em aulas de história. Todos os livros falam da pré-história, das civilizações antigas, da idade média, vida moderna etc. A arte feita em cada época é sempre um retrato histórico da humanidade. O interessante aqui é usar a lente da arte e sua evolução para tornar o estudo da história mais atrativo e interessante para crianças.

ESTUDOS SOCIAIS
Todos os livros tratam da arte como uma manifestação da sociedade específica de cada época e lugar.  Informações interessantes sobre a organização social de cada época, e sobre o contexto social que propiciou a criação de novas formas de expressão, são apresentadas nos livros de forma leve e interessante, e podem ser um excelente ponto de partida para pesquisa e discussão na área de estudos sociais.

CIÊNCIAS
Alguns livros tratam até mesmo de ciências! Por exemplo o livro “A Arte da Animação” fala de avanços científicos fundamentais para a invenção do filme e da animação, especificamente na área de ótica, luzes e visão. Ou seja, o livro proporciona uma maneira não convencional de abordar a ciência, transformando tópicos difíceis em tópicos interessantes e prazeirosos para as crianças.

Faixa etária recomendada pela autora para trabalhos em sala de aula:
de 9 a 14 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s